Rádio: A Música da Minha Vida

Por Pâmella Stadler

A história começa como um lamento. Depois de dois anos tentando engravidar, Vanessa consegue. Porém, a narração termina tragicamente: a morte do bebê. Este é o contexto de uma carta enviada à rádio Caiobá FM, de Curitiba. O apresentador Renato Gaúcho leu e interpretou a carta para milhares de ouvintes, no dia 17 de maio, no programa “A Música da Minha Vida”.


Há 22 anos no ar, o programa continua como um dos líderes de audiência dos programas matutinos de rádio. Renato Gaúcho não é apenas o apresentador, mas alguém responsável por dizer aquilo que o povo quer ouvir.

Centenas de cartas chegam diariamente à redação da Caiobá FM. Mas por que as pessoas se comovem tanto por terem a história de suas vidas expostas desta maneira? Os nomes são trocados, obviamente, no entanto, a narração, mesmo sendo tão íntima, abrange não só a vida de quem enviou a carta, mas a existência dos outros personagens envolvidos na trama. Quem fizer parte da história e escutar o programa, com certeza vai se reconhecer na narração.

As histórias, na maioria das vezes, têm finais trágicos. A moça descobre a traição do marido, o companheiro amado morre ou acontece um crime envolvendo algum conhecido. As cartas demonstram dúvida, arrependimento, felicidade, ou seja, os sentimentos comuns dos seres humanos.

Os ouvintes são sensibilizados pela locução do apresentador, que utiliza não apenas a voz, mas recursos sonoros para comover o receptor. A música escolhida para representar a história entra no final, depois de muitas inserções da vinheta “Renato Gaúcho: O Rei do Rádio”.

O programa ainda é igual, pois nada mudou de 1988 para cá. Contudo, as cartas estão mais bem escritas e são melhores adaptadas ao formato radiofônico. É claro que há, na rádio, um funcionário responsável por reescrever a carta, e adaptá-la ao programa. No entanto, essa mudança deixa um alerta: adaptar uma história pode transformá-la em outra?

“A Música da Minha Vida” pode ser ouvido dentro do programa “Bom dia com Renato Gaúcho”, na Rádio Caiobá FM, frequência 102.3Mhz, no seguintes horários:
Segunda à sexta: 07:00 às 12:00
Sábados: 07:00 às 10:00
Domingos 08:00 às 12:00

5 Responses to “Rádio: A Música da Minha Vida”


  1. 1 thamires julho 30, 2010 às 3:33 pm

    oi eu adorro esse progama um bj para o amari santos..

  2. 2 franciele outubro 8, 2010 às 11:59 am

    renato eu te adoro ouvir a musica da minha vida…poro o estiver fazendo só para ouvir….adoro vc um beijaõ…

  3. 3 daniele outubro 15, 2010 às 2:06 am

    oi escuto senpre que posso seu programa amusica da minha vida queria tanto li conheser vc de perto vc e o amalri do programa da hora do ramgo são mota 1000000000 umdia comtarei minha histori e bem imteresante quem sabe vc coloca moar para o grande amor da minha vida escutar BJ PARA TODOS DA RADIO ASS:DANI

  4. 4 daniele outubro 15, 2010 às 2:18 am

    RENATO VOL COMTA A HISTORIA DA MINHA DA VIDA EU MECHANO DANI TENHO 17 ANOS EU ME APAIXONEI POR UM RAPAS QUE PREFIRO NÃO FALAR SEL NOME ELE SÓ QUERIA MINHA ANIZADE MAS EU NÃO EU QUERIA OSEL AMOR EU CHOREI MUITAS NOITE POR CALSA DELE ATÉ QUE UM DIA ELE MEDEL UM BEIJO NOSA AQUELE DIA FOI O MAIS FELIS DA MNINHA VIDA MAS FOI O UTIMO BEJO QUE ELE MEDEU POR QUE ELE PIDIO ACOMTA DA FIRMA MAS MOS SEMPRE SIVEMOS MOS OMIBOS ELE E COBRADOR AGORA MAS REMATO NÃO COLOQUE MO AR ESSA HISTORIA ASS:DANI BJJJJJJJJ@L@@@@@@@@@@@@

  5. 5 leticia lopes novembro 23, 2010 às 12:17 pm

    amo a musica da minha vida principalmente historias antigas de amor verdadeiro ;;; tnho o seundo e o terceiro livro mas o primeiro nao consegui encontrar ….este programa è show , espero um dia ouvir a minha historia ai tbm pois è triste ;;; e eu tenho apenas 18 anos ;;; ; ; ;;; ; ; bjs e parabens pelo seu maximi programa


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

